Condições de trabalho de entregadores via plataforma digital durante a COVID-19

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os impactos da pandemia da COVID-19 nas condições de trabalho dos entregadores via plataforma digital. Participaram 298 trabalhadores em 29 cidades, que responderam questionário on-line por meio da ferramenta Google Forms. Para a disseminação do questionário foi utilizado o método “bola de neve”, em que integrantes de diferentes redes sociais respondem ao questionário e o encaminham para outras redes. Os resultados revelados apontam para a manutenção de longos tempos de trabalho, associado à queda da remuneração desses trabalhadores que hoje arriscam sua saúde e a de suas famílias, no desempenho de um serviço essencial para a população brasileira, ao contribuírem para a implementação e a manutenção do isolamento social no contexto da pandemia. Em relação às medidas de proteção, os trabalhadores as vêm tomando e as custeando por conta própria. A grande maioria dos entrevistados afirmou adotar uma ou mais medidas de proteção na execução de seu trabalho, enquanto as medidas adotadas pelas empresas concentram-se na prestação de orientações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Costhek Abílio, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT UNICAMP), e pós-doutoranda em economia. Integrante do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR).

Paula Freitas de Almeida, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), integrante do GT Mundos do Trabalho do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT/UNICAMP) e integrante da coordenação da Rede Estudo e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR).

Henrique Amorim, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR). Professor Assistente de Sociologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Ana Claudia Moreira Cardoso, Universidade de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Paris 8 e Pós doutora pelo Centre de Recherche Sociologique et Politique de Paris. Integrante do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR). Professora visitante da Universidade de Juiz de Fora (UFJF)

Vanessa Patriota da Fonseca, Ministério Público do Trabalho (MPT)

Doutoranda em Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica pela UFPE. Integrante do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR). Procuradora do Trabalho.

Renan Bernardi Kalil, Ministério Público do Trabalho (MPT)

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Integrante do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR). Procurador do Trabalho.

Sidnei Machado, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutor na Université Paris Nanterre. Integrante do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR). Professor Adjunto de Direito do Trabalho e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa Clínica de Direito do Trabalho (CDT-UFPR).

Publicado
2020-06-08
Como Citar
Abílio, L. C., Almeida, P. F. de, Amorim, H., Cardoso, A. C. M., Fonseca, V. P. da, Kalil, R. B., & Machado, S. (2020). Condições de trabalho de entregadores via plataforma digital durante a COVID-19. Revista Jurídica Trabalho E Desenvolvimento Humano, 3. https://doi.org/10.33239/rjtdh.v.74
Edição
Seção
Dossiê “Covid-19 e o Mundo do Trabalho”