• Dossiê "Significado e impactos da Reforma Trabalhista no mundo do trabalho"
    v. 2 n. 1 (2019)

     

     A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (RTDH), já desde sua primeira edição, se guia pelo propósito de oferecer um espaço de publicação de estudos científicos interdisciplinares nacionais e internacionais de qualidade sobre temas afetos às relações de trabalho, pensados na perspectiva do desenvolvimento humano e social, e com vistas a contribuir com o aperfeiçoamento das reflexões teóricas e das ações práticas afins à seara jurídica e atinentes ao mundo do trabalho.


    Nesta linha, neste primeiro número do segundo volume da RTDH, se apresenta o Dossiê Especial “Significado e impactos da Reforma Trabalhista no mundo do trabalho”, organizado, a convite, pelos Professores Dr. Márcio Túlio Viana (PUC-MG) e Dr. José Dari Krein (UNICAMP – CESIT), que, em texto de apresentação, abrem caminho para os subsequentes nove artigos científicos redigidos por pesquisadores de distintas partes do território nacional e de fora do país, todos aprovados após submissão ao sistema de avaliação duplo-cega por pares.

    O Dossiê, segundo apresentado pelos seus organizadores, contempla discussões sobre os significados jurídico, social e econômico da Reforma Trabalhista no Brasil, mostrando, por exemplo, que, não obstante o discurso que a tentou justificar, a economia continua andando de lado, inclusive pela queda da massa de rendimentos. E o mercado de trabalho, também por isso, continua a sua trajetória – iniciada com crise de 2015 – de piora dos indicadores do emprego e da formalização dos contratos laborais. Assim, é possível afirmar, cientificamente, que, além de negar os argumentos e as teses dos seus propagadores, a realidade da reforma aponta para o avanço da precarização do trabalho e da vulnerabilidade dos trabalhadores.

    Por outro lado, e com o mesmo objetivo de incorporar olhares diferentes, não nos limitamos, nesta coletânea, a recolher pesquisas e estudos feitos em nosso território. Sempre atentos aos critérios da double blind review, selecionamos excelentes textos de colegas estrangeiros, que – por feliz coincidência - trazem todos em suas veias o mesmo sangue latino que nos contagia, e, por isso, carregam em seus corações sensibilidades semelhantes às nossas. São reflexões que se debruçam sobre o significado e impacto das reformas laborais e dos processos de precarização do trabalho em países como Colômbia, México e Espanha, evidenciando pontos de aproximação e distanciamento com a Reforma Trabalhista brasileira.

    A Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região prossegue, com a RTDH, em sua missão de construir canal de difusão de conhecimento qualificado direcionado à toda comunidade que se propõe a pensar o mundo do trabalho sob um viés humano e solidário.


    Uma ótima leitura!


    A Equipe Editorial

  • Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano - Edição Inaugural
    v. 1 n. 1 (2018)

     

    A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (RTDH) nasce com o propósito de oferecer um espaço de publicação de estudos científicos interdisciplinares nacionais e internacionais de qualidade sobre temas afetos às relações de trabalho, pensados na perspectiva do desenvolvimento humano e social, e com vistas a contribuir com o aperfeiçoamento das reflexões teóricas e das ações práticas afins à seara jurídica e atinentes ao mundo do trabalho.


    Nesta linha, este primeiro número do primeiro volume da RTDH apresenta nove artigos científicos redigidos por pesquisadores de distintas partes do território nacional e de fora do país, e aprovados após submissão ao sistema de avaliação duplo-cega por pares. Os estudos versam sobre variados assuntos, desde técnicas de aplicação do direito até temas de saúde e segurança do trabalho, passando por reflexões sobre o trabalho prestado por intermédio de plataformas digitais, análise da jurisprudência brasileira sobre trabalho escravo e danos existenciais no mundo laboral. Enfim, trata-se de uma edição permeada por motes atuais, examinados, com acuidade, por especialistas.


    A Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura, com a RTDH, o que pretende seja um canal de difusão de conhecimento qualificado direcionado à toda comunidade que se propõe a pensar o mundo do trabalho sob um viés humano e solidário.


    Uma ótima leitura!


    A Equipe Editorial

1 a 2 de 2 itens